[Download] - Livros - O Homem que Calculava

"Da incerteza do cálculo é que resulta o indiscutível prestígio da Matemática." - Beremiz Samir, no livro de Malba TAhan).


Aventuras de um singular calculista persa.
Um romance infanto-juvenil do escritor brasileiro Malba Tahan (heterônimo do professor Júlio César de Mello e Souza.
O livro apresenta alguns problemas, quebra-cabeças e curiosidades da matemática, escrito em forma de romance. Ao longo da leitura vai-se conhecendo alguns costumes da cultura Islã. Em certa passagem narra, inclusive, uma das lendas da origem do jogo de xadrez.
Beremiz Samir, protagonista principal da história contada neste livro.
Considerando os efeitos da aplicação da matemática no meio social em que vivemos; haveremos de concordar que é tão importante, quanto gêneros (alimentos, habitação, etc.) que necessitamos para sobreviver. Imaginemos quais formas teríamos à nossa volta, se, nas circunstâncias que proporcionaram sua criação, não tivessem feito uso da matemática.
Quanta coisa seria diferente???
A matemática, tal como ciência, pode nos apresentar resultados simples, divisões certas e resultados justos. Conta-nos assim, o enredo do quarto capitulo. Referindo-se a partilha de 8 pães com pagamento de oito moedas. Pão, que deveriam dividir com um saqueado viajante. Sendo que: um dos viajantes tinha 3 pães e outro 5 pães, num total de oito pães. Qual o pagamento: simples, correto e perfeito? Na sua opinião, como seria? E, me digam, se não, por ser um matemático observador, seria capaz de oferecer um animal, seu, para resolver um problema de herança, como vemos no terceiro capitulo. Assim apresentado: “Somos irmãos e recebemos como herança esses 35 camelos. Segundo a vontade expressa de meu pai, devo receber a metade, o meu irmão Hamed Namir uma terça parte, e, ao Harim, o mais moço, deve tocar apenas a nona parte. Não sabemos, porém, como dividir dessa forma 35 camelos, e, a cada partilha proposta segue-se a recusa dos outros dois, pois a metade de 35 é 17 e meio. Como fazer a partilha se a terça e a nona parte de 35, também não são exatas?” Serias capaz de afirmar que ao final terias o seu animal de volta e ainda te sobraria um para remunerar a ação? Você já pensou nisso?


Autor:Malba TAhan
Tipo:PDF
Tamanho:1,8MB


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...