[Curiosidades] - Como Aprender Matemática (dicas)

Dicas Gerais

  1. Se você pensa que tem dificuldades com matemática, lembre da frase de Albert Einstein: “Não se preocupe muito com as suas dificuldades em Matemática, posso assegurar-lhe que as minhas são ainda maiores.”
    O que eu quero dizer é que, sinceramente, qualquer pessoa tem dificuldades em matemática, e os grandes gênios são os que mais sofrem com suas fraquezas matemáticas.

  2. Pensando no item anterior, se algum colega seu parece ser um gênio, só tira notas altíssimas e sempre interage na aula enquanto você nem sabe do que o professor está falando, desconfie, talvez ele seja um ‘enrolão’ que pegou o macete de como puxar o saco do(s) professor(es).

  3. Passado o trauma aprisionador do item (1), tenha em mente que enquanto você não tiver uma concepção relativamente bem definida do que é matemática, você terá dificuldades perigosamente crescentes e tudo ficará estranho, misterioso e até místico. Se você acha que não tem maturidade suficiente para fazer isso sozinho, procure uma concepção já pronta que lhe agrade, de um professor bom que você teve, em livros decentes de matemática ou mesmo na internet (os blogs bons de matemática estão aí pra isso, pergunte!).

  4. Tenha em mente que a maioria dos livros e materiais de matemática escondem a parte essencial do que se propõem a trabalhar, e por isso não dão condições que alguém compreenda o conteúdo de forma substancial (se estudar apenas por esses materiais). Provavelmente porque os autores subestimam os leitores ou simplesmente porque não sabem o conteúdo. Chamo isso de enrolações / falsidades / desonestidades matemáticas.

  5. Causa e/ou consequência do item anterior, o mesmo vale se trocar as palavras “materiais de matemática” por essas: “professores de matemática”.

  6. Siga à risca esse princípio: nunca acredite no que ainda não compreendeu, não importa quem esteja afirmando ou aonde esteja escrito.

  7. De fato a matemática é difícil, quem afirma que não e tem a ousadia de apresentar um exemplo disso está desonestamente enrolando o ouvinte, ignore-o.

Dicas para estudar matemática
  1. Pense muito no item (3) e comece a questionar o seu professor sobre isso.

  2. Considerando o item (4), se você perceber que o material que está usando tem muito erro, não é coerente, é muito impreciso ou não oferece explicações satisfatórias para você, esqueça-o e procure outro melhor, não seja contagiado…

  3. Sempre procure o que há de essencial nos assuntos, não seja vítima dos itens (4) e (5).

  4. Em virtude dos itens (4) e (5), pesquise o máximo que puder, em vários lugares diferentes e procure conversar com o máximo possível de pessoas especializadas.

  5. Pelo item (5), cuidado pra não ser enrolado pelo professor. Conforme o item (6), questione tudo que não “cair bem” na sua cabeça, mas questione com todas as suas garras, não pare enquanto o professor não dar uma resposta satisfatória, continue questionando até fazê-lo chorar! (Só interrompa o processo se ele admitir que não sabe a resposta, mas nesse caso cobre-o que pesquise, e pesquise você também).

  6. O único momento em que você pode deixar de usar o item (6) é numa prova, aí você deve escrever exatamente o que o professor quer, mesmo que não faça sentido pra você. Isso é só uma autodefesa, depois da prova você toma um bom banho e volta ao normal.

  7. Sobre o item (7): não se dê por satisfeito antes de cumprir o item (3) e ser coerente com ele, ou seja, compreender o assunto de modo satisfatório com a concepção de matemática que você adotou, tudo tem que fazer sentido pra você. Se necessário, suba nos livros, durma com os livros, morda os livros e jogue-os na parede!

  8. Boa sorte!
     
    Fonte:http://www.experienciasnamatematica.blogspot.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...