[News] - Descoberta pode revolucionar a física

Se for confirmado, será uma gigantesca revolução na Física. Cientistas da Organização Europeia para a Investigação Nuclear (Cern), com sede em Genebra, na Suíça, anunciaram hoje que registraram partículas subatômicas com velocidade superior à da luz. Estabelecido por Albert Einstein, um dos pilares da ciência atual é de que a velocidade da luz – 299.792 quilômetros por segundo – é a máxima possível no nosso Universo. Neutrinos – uma das partículas mais estranhas da Física – observados em um acelerador de partículas do Cern teriam, porém, superado essa barreira.

 

Desconcertados, os cientistas europeus estão pedindo a colegas de outras regiões do mundo, especialmente EUA e Japão, que tentem confirmar a descoberta de forma independente ou encontrem outras possíveis explicações para o fenômeno.
- Se confirmado, seria uma descoberta sensacional e, por isso, é preciso tratar do assunto com extremo cuidado – disse o físico teórico John Ellis, do Cern.
Conforme o centro de pesquisas, um feixe de neutrinos disparado perto de Genebra em direção à Itália, em um ponto a 730 quilômetros de distância, viajou 60 nanossegundos mais rápido do que a velocidade da luz. A margem de erro é de 10 nanossegundos. Um nanossegundo equivale a 1 segundo dividido por 1 bilhão.
 

Professor do Instituto de Física da UFRGS, Michel Betz considera que os físicos terão muito trabalho no caso de tal experiência ser validada. Isso porque não é da noite para o dia que se reformula o alicerce de uma ciência – a física contemporânea assenta-se sobre duas colunas: a Teoria da Relatividade e a física quântica. Mesmo a questão da viagem no tempo, abordada por Einstein, pode ser reinterpretada. Tudo, claro, no campo da teoria.
- Dentro do pensamento usual da relatividade, seria muito problemático porque implicaria a possibilidade de influir no passado, sobre eventos que já aconteceram. Entrariam em contradição problemas conceituais fortes. Tudo teria de ser repensado – diz Betz.

Fontes: http://wp.clicrbs.com.br/mundozh/?topo=13,1,1,,,13
             http://blog.brunocollares.com.br/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...