[News] - Socializando...

Esta é uma notícia importante, um parâmetro sobre quem é quem na produção da matemática brasileira. 
Importante para dar um parâmetro para aqueles que acreditam que Oswald de Souza, Élon  Lages Lima e Giovann é que são "os caras" da matemática brasileira.
Para quem conhece o universo da pesquisa matemática Leopoldo Nachbin e Maurício Peixoto é que são caras que realmente impactaram a matemática do século XX. Senti falta do Newton Costa e do Paulo Ribenboim, mas para quem conhece o "métier" estes são caras não precisam, já foram mais do que publicados por esta e outras editoras igualmente  respeitáveis.


 
14. Impa e Sociedade Brasileira de Matemática expandem sua cooperação com a Springer

 
Obras selecionadas (Selected Works) de matemáticos brasileiros de renome serão publicadas em 2012.

A Springer, o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) anunciam um acordo para a publicação de seis obras selecionadas de matemáticos brasileiros de destaque. O primeiro volume, Selected Works of Manfredo do Carmo, está programado para surgir em 2012. Os cinco títulos subsequentes serão dedicados ao trabalho notável de Leopoldo Nachbin, Djairo de Figueiredo, Ricardo Mañé, Maurício Peixoto e Jacob Palis.

A série Selected Works da Springer tem o objetivo de oferecer à comunidade matemática internacional uma visão representativa do trabalho científico e das conquistas de importantes matemáticos de todo o mundo.
 
Marcelo Viana, pesquisador do Impa e vice-presidente da SBM, afirmou que "a matemática no Brasil é um empreendimento muito jovem. As atividades regulares de pesquisa e de formação de pesquisadores começaram há cerca de seis décadas. O progresso, em período tão curto, foi notável, como demonstrado pelas sucessivas promoções do Brasil do grupo I para o grupo IV no ranking da União Matemática Internacional. Em grande medida, isso se deveu a alguns líderes que, além de suas próprias contribuições fundamentais, criaram "escolas" que elevaram campos de pesquisa inteiros do Brasil aos melhores padrões internacionais. Através desta coleção, o Impa e a SBM buscam destacar as suas trajetórias científicas".

Martin Peters, editor executivo de matemática da Springer, disse que "a Springer vem trabalhando de maneira bem-sucedida com o Impa e com a Sociedade Brasileira de Matemática, tanto na publicação de livros quanto de periódicos. Estamos felizes em expandir esse valioso trabalho por meio deste acordo. A pesquisa matemática no Brasil alcançou um nível elevado e as obras de pioneiros brasileiros da matemática merecem ser promovidas no mundo inteiro. A Springer está orgulhosa em publicar essa série".

A Springer (www.springer.com) é uma editora científica global líder na publicação de livros e periódicos. No setor de ciência, tecnologia e medicina (STM), o grupo publica mais de dois mil periódicos e sete mil novos livros por ano, assim como a maior coleção de livros eletrônicos do mundo no setor de STM. A Springer opera em cerca de 20 países da Europa, nos EUA e na Ásia.
(Informações da Assessoria da Springer)
--
 
= * = * = * = * = * = * = * = * = * = * = * = * = * = * = * =
Twitter: @bigodemat
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...