[News] - Homens melhores que mulheres na matemática? É mito!

Um estudo realizado em 86 países revelou que homens e mulheres têm a mesma aptidão para a matemática.

A revista "Proceedings of National Academy of Science" desenvolveu o maior estudo realizado até hoje sobre a aptidão de homens e mulheres para a matemática, cuja conclusão foi que não há diferenças.
O mito de que, nesta disciplina, os homens seriam melhores que as mulheres ganhou força quando, em 2005, Lawrence Summers, o então reitor da Universidade de Harvard, justificou que a escassez de mulheres entre os grandes matemáticos se prendia com fatores biológicos.
A realidade afinal é bem diferente. Os investigadores revelaram que os resultados contradizem a teoria de Lawrence Summers. Rejeitados os fatores biológicos, tornou-se evidente, segundo a investigação, que os fatores culturais, sociais e económicos têm um peso significativo no que respeita à compreensão e prática da matemática.
Os autores do estudo basearam-se num índice estatístico no qual compararam os géneros em função do salário, educação, saúde e participação política.
A conclusão do estudo mostra que as aptidões para a matemática são equivalentes entre homens e mulheres nos países onde há mais igualdade entre os sexos. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...